TODO MOTOR APRESENTA CONSUMO DE ÓLEO
Precisamos acabar com o mito de que o motor não diminui o nível de óleo. Se não diminuir, os cilindros, pistões e anéis travam. Toda Vez que o pistão parte do ponto morto inferior (PMI) e percorre toda a extensão do cilindro em direção ao ponto motor superior (PMS) deixa uma película de óleo para lubrificar seu trajeto de retorno. Durante o percurso, parte do óleo é raspada e devolvida ao motor e parte fica nas paredes do cilindro.
o cliclo se repete a cada movimento de ida e vinda do pistão. O consumo acontece no movimento em direção ao PMS, quando parte do óleo é raspada e conduzida para ser queimada junto á mistura na câmara de combustão. Após a queima, residuos carboníferos (carvão) escapam pelos anéis, em direção ao interior do motor , depositando-se no óleo lubrificante. É por isso que, na maioria das vezes, não se nota o nível de óleo baixar, porque houve uma troca de óleo por resíduos carboníferos.
Isso é ruim para o óleo e péssimo para o motor, pois contamina e suja (escurece ) o lubrificante a ponto de torná-lo espesso e com baixa fluidez, o que nada tem a ver com viscosidade. É preferível um motor que apresenta consumo moderado de óleo (baixo) e necessite completar o nível estabilizado nos parâmetros da vareta de óleo. Não permitir que um motor consuma óleo é o mesmo que não permitir a um ser humano beber água.